Ambiente Marius Degustare
Restaurante

Ouriço do Mar, um dos pratos favoritos do pintor Salvador Dalí

21 de Maio de 2019
Ouriço do Mar, um dos pratos favoritos do pintor Salvador Dalí

Em diversos capítulos da nossa história, a comida e a arte andaram lado a lado. Nas obras de Salvador Dalí, renomado pintor surrealista, encontramos diversas representações do ouriço do mar.

A iguaria, bastante presente na culinária mediterrânea, também era um dos pratos mais apreciados pelo pintor catalão. O ouriço do mar é um animal marinho invertebrado com uma carapaça repleta de espinhos e sua parte comestível é composta principalmente de ovas.

Desde pequeno, Dalí desenvolveu uma paixão pela gastronomia e isso aumentou com a rigorosidade do pai que o mantinha sempre longe da cozinha. Além dos seus icônicos quadros, o pintor chegou a lançar um livro de receitas culinárias com seu toque surrealista. Les Diners de Gala foi escrito junto com sua esposa, Gala Éluard Dalí, e conta com mais 100 de receitas e ilustrações feitas por ele.

Existem várias histórias de Salvador Dalí que envolvem os ouriços do mar, uma delas é sobre apreciá-los com molho de chocolate antes de dormir que, segundo ele, traria sonhos inspiradores. Uma outra é sobre ele ter comido, numa única refeição, trinta ouriços em um restaurante que costumava servir uma porção de seis.

Salvador Dali saborando Ouriço do Mar Salvador Dalí saboreando  Ouriços do Mar

Ficou com vontade de provar um dos pratos prediletos do maior expoente do surrealismo? Aqui, no nosso Menu Degustação, servimos ouriços vivos e outros saborosos frutos do mar.

Faça sua reserva e venha experimentar essa e outras delícias tradicionais da cozinha mediterrânea. Nosso restaurante fica no Leme, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Servimos pratos da cozinha brasileira e cozinha mediterrânea todos os dias das 12h30 até a meia noite.

Sazonalidade
Como não é um produto abundante no mercado, pode haver desabastecimento em determinadas épocas do ano. Caso faça questão de prová-la, recomendamos que certifique-se de que há disponibilidade desse prato no momento da reserva.

Fontes:
http://vamosfalardecomida.com.br/masterchef-traz-ourico-do-mar-prato-preferido-de-salvador-dali/
https://www.bbc.com/portuguese/geral-41747085
https://itinerariesoftaste.sanpellegrino.com/how-we-were/salvador-dal%C3%AD-sea-urchins-pomegranates
https:/ /www.artsy.net/artwork/salvador-dali-sea-urchin
https://brasil.elpais.com/brasil/2016/10/14/cultura/1476463340_245470.html
https://www.departures.com/lifestyle/food/savoring-sea-urchins

 

Leia também:
Mariscos ou Mexilhões?
Conheça nosso exclusivo Menu Degustação

Tags: ouriço do mar, cozinha mediterrânea, restaurante Rio de Janeiro
 

Comente*