Ambiente Marius Degustare
Restaurante

Harmonizando vinhos com sobremesas

01 de Junho de 2018
Harmonizando vinhos com sobremesas

É um hábito comum apreciar carne ou peixes na companhia de um bom vinho. E quando chega a sobremesa? Harmonizar vinhos com sobremesas não é uma tarefa das mais fáceis e, inspirados nisso, preparamos algumas dicas.

Sobremesas à base de cacau estão entre as preferidas de muita gente, porém a harmonização com vinho é um pouco complexa em função da presença do açúcar e da gordura do chocolate. Nesses casos, vinhos tintos de sobremesa são ótimos para acompanhá-los. Chocolates com alta concentração de cacau harmonizam muito bem com vinhos tintos secos como o Cabernet Sauvignon ou Syrah. Já para acompanhar chocolates ao leite, mais adocicados, a dica é optar por um vinho de colheita tardia.

Sobremesas com frutas possuem um sabor mais delicado e, por isso, pedem uma bebida mais leve, com menos teor alcoólico e, de preferência, com aroma cítrico. Vinhos do tipo Sauternes são a escolha perfeita para acompanhá-las!
E quando a sobremesa leva doce de leite? Para equilibrar com o doce característico, o indicado é uma bebida com maior acidez como um Sauternes ou um vinho do Porto branco. 
Trufas artesanais feitas no Marius Degustare
Em nosso restaurante, temos deliciosas sobremesas como a exclusiva trufa artesanal e uma adega com mais de 400 rótulos de todos os continentes, e os nossos sommeliers estão prontos para servi-lo. Estamos em Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

Importante:
As condições ambientais e a sazonalidade podem afetar a disponibilidade de alguns produtos.
Aprecie como moderação.



Fontes:
http://blog.famigliavalduga.com.br/vinho-e-chocolate-dicas-para-a-melhor-harmonizacao/
https://vejasp.abril.com.br/cidades/harmonizar-vinho-com-doces/
https://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2012/04/08/para-beber-com-chocolate-enologos-recomendam-vinhos-tintos-encorpados-e-doces.htm
http://revistaadega.uol.com.br/artigo/preciosidades-francesas_7244.html
http://www.vivaovinho.com.br/mundo-do-vinho/harmonizacao/vinho-e-chocolate-pode-claro-que-sim/

 

Leia também:
Carnes e Vinhos
Conheça nosso exclusivo Menu Degustação

 

Faça sua Reserva:  
Pelo Telefone: 21 2275 0652
Pelo WhatsApp:  21 97146 1537
Pelo site:  http://www.marius.com.br/reserva

Tags: Vinho, Sobremesa, Restaurante no Rio de Janeiro, harmonização
 

Comente*